Musicalização - Clises Mulatti - www.falamaestro.com.br

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Dicas & Toques
 
A INICIAÇÃO MUSICAL

Profa. Clises Mulatti

“Toda criança possui talento”. A maravilhosa frase da Profa. Clises Mulatti resume tudo. É por isso que é tão importante que a iniciação musical aconteça na vida de toda criança para que ela possa despertar para esta Arte que nos torna tão sensíveis. A Música nos possibilita estimular a nossa sensibilidade e, desta forma, nos tornamos melhores como seres humanos.
 
É com grande satisfação que a web revista musical Fala Maestro entrevista a Profa. Clises Mulatti. Ela nos convida a refletir sobre a iniciação musical. Vamos conferir?
 
1. Com que idade uma criança pode iniciar os seus estudos em educação musical? Qual é a melhor forma da criança iniciar os seus estudos na educação musical? Na teoria? Em um instrumento? Ou o melhor é acontecer de outra forma?

R. Aqui na Tom sobre Tom – Escola de Música, trabalhamos desde muito cedo com a Estimulação Musical. Este conceito de desenvolvimento infantil, estabelece uma iniciação da escuta musical desde o ventre da mãe, a ser continuada com o nascimento, por todo o periodo da primeira infância. Esta é a melhor forma de iniciar os estudos de educação musical.

2. Toda criança pode aprender música? Quais são as características que podemos identificar em uma criança que possam revelar uma grande aptidão para a música?

R. No nosso modo de ver, toda criança pode desenvolver-se através da música. Toda criança possui talento. Toda criança é capaz. Se observamos uma criança, por menor que seja, veremos que todas as crianças gostam de música, se movimentam e se alegram ao ouvirem música.

3. Com que idade uma criança pode iniciar especificamente os seus estudos em um instrumento musical? Existem instrumentos musicais mais adequados para o início do aprendizado musical de uma criança?

R. As aulas de estimulação musical em nossa escola iniciam-se à partir de um ano de idade. Já as aulas de instrumento, à partir dos 4 ou 5 anos, o que dependerá da maturidade da criança. Em geral iniciamos com a flauta doce, piano ou violino. Utilizo o método Suzuki, também denominado Método da língua materna ou Método da Educação do Talento, que contém uma Filosofia e Pedagogia próprias, embasadas no estudo do aprendizado e desenvolvimento infantil. Além de ser uma poderosa arma de auxílio aos pais, ajudando-os à compreender e participar do processo de aprendizado de seus filhos, de maneira eficaz e prazerosa.
Para as aulas de musicalização, utilizamos o aprendizado musical através da escuta ativa e o movimento, aplicando os princípios da pedagogia de Jaques Dalcroze.

4. O aprendizado musical contribui de que forma para a criança?

R. O aprendizado musical ajuda no desenvolvimento infantil como um todo: no desenvolvimento auditivo, na linguagem, na coordenação, na disciplina, a lidar com a decepção e o sucesso, a saber ouvir e saber expressar-se, no desenvolvimento da atenção e concentração, e inúmeros outros benefícios, além de fazer música, que é formidável!

Profa. Clises Mulatti

A professora Clises leciona piano e musicalização para todas as idades. É especialista nos Métodos Suzuki e Dalcroze.
Ela ministra correntemente aulas em São Paulo e cidades brasileiras, em Encontros, Congressos, além de participar ativamente de festivais de música do Método Suzuki e Método Dalcroze na América Latina, USA e Europa. Formação: Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis, Holly Names College, CA, USA. Dalcroze Institute at Juilliard School, New York, USA, de 1997 à 2000 (Special Student at Summer Institute)  ; Institute Jaques Dalcroze, em Genebra, Suíça, em 2006, (Estágio ) 2013, 2015 (Summer Institute);  Dalcroze Institute at Carnegie Mellon, Pittsburg, em 2001 e 2005. (International Congress and Summer Institute) Cursos de férias em São Paulo, com o prof. Iramar Rodrigues, de 2003 à 2015.  Membro ativa da Dalcroze Society of America e da Suzuki American Association. Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música na Faculdade do Instituto Musical de São Paulo.Tradutora do livro “Jogos Rítmicos para Cognição”, de Robert Abramson, jogos estes baseados na Pedagogia de Jaques Dalcroze.
Professora e Diretora da “Tom sobre Tom”, Escola de Música.
Contatos:
Tom sobre Tom - Escola de Música
Rua Inácio Pereira da Rocha, 127, Pinheiros, São Paulo, SP.
e-mail: escolatomsobretom@gmail.com
 
Busca
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal